terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Promessa de um futuro bom

Não posso dizer que estou fazendo reeducação alimentar, porque depois de tanto tempo lendo, seguindo as dietas e recomendações das nutricionistas, fazendo pesquisa sobre os alimentos, muita coisa já aprendi. Agora está na hora da reeducação mental, para poder aplicar todas essas coisas no meu dia-a-dia.

Meu noivo não gosta que eu compre vegetais, legumes e frutas. Louco?? Não, na realidade eu dou toda a razão a ele. Eu costumava comprar um monte de comida na esperança de que, tendo alimentos saudáveis na geladeira eu fosse me alimentar melhor. Resultado: em poucos dias a geladeira começava a feder e tínhamos colônias de fungos por todos os lados. Isso pedia mudança de atitude. Não só não era saudável como era um desperdício de dinheiro. Resolvi mostrar para ele que eu posso fazer as coisas de um jeito diferente. Ontem fui ao supermercado e comprei:

- cenoura
- rúcula
- couve
- vagem
- brócolis
- pimentão
- tomate
- espinafre
- couve
- banana
- abacaxi
- maçã
- mamão formosa
- 5 potes
Cheguei em casa (ele não estava) e, mãos à obra! Cozinhei no vapor as cenouras e vagem picadas, depois, também no vapor, o brócolis e o espinafre. Fiz arroz integral, que eu amo. Depois de tudo pronto, peguei três potes rasos que comprei e coloquei em cada um:

- 7 colheres de arroz integral
- 2 colheres de servir de cenoura com vagem
- uma colher de servir de brócolis
- uma colher de sopa de espinafre.

Em um pote menor, que eu já tinha, coloquei couve cortada fininha (que compro pronta), rúcula e pimentão em rodelas. Era minha salada.

Acabado isso, já era mais de meia-noite. Fui dormir.

Acordei e preparei meus lanches:

- abacaxi picado (duas rodelas) e maçã (manhã)
- uma banana e uma fatia de mamão formosa picados (tarde)

Trouxe também uma barra de cereais crocante, da Naturevalley, que eu gosto muito. Vêm duas num pacote, uma comi ontem antes da hidro, e a outra hoje de manhã. Acabei não comendo a maçã, e tomei uma xícara de café preto sem nada (nem açúcar nem adoçante).
Ah! O café da manhã foi mamão e banana, uma xícara de leite semi-desnatado puro e uma fatia de pão integral torrado sem gordura.

No almoço, comecei pela salada, complementei com a do refeitório, que hoje era alface e cenoura com passas. Meu Deus! Acho que nunca tinha comido tanta salada na vida! E como foi bom! Junto comi o espinafre cozido.

Quando passei para os legumes cozidos, já começava a sentir saciedade... incrível como a salada tem esse efeito! Comi os brócolis, cenoura e vagem.

A carne eu comi a do refeitório, que hoje era frango em cubos em molho vermelho. É muito bom! Peguei uma colher de servir, com pouco molho. Mas, na hora de comer a carne com o arroz, vi que a porção estava super-dimensionada (não sei se tem ou não hífen, mas também agora com essas mudanças...). Coloquei arroz e carne demais e não consegui comer tudo. Odeio desperdiçar comida, servir mais do que vou comer, mas realmente não imaginei que os vegetais iriam me deixar saciada. Hoje também não tomei o suco artificial que mandam para cá. Preferi levar minha garrafinha de água, mas acabei não tomando nada no almoço. Acho que vou esperar um pouco mais a digestão.

Levei pouco menos de 30 minutos no almoço. Eu como muito devagar, mas a salada ajudou a aumentar ainda mais o tempo que levo almoçando. O bom é que não estou me sentindo ansiosa como das outras vezes que comecei RA. Talvez por eu não estar encarando como RA! hehe

Agradeço a todas as amigas blogueiras pelo apoio, pelos posts de incentivo, pelos artigos interessantes que publicam. Em especial, gostei muito do post de hoje da Luciana Kotaka (blog Comportamento Magro). Não deixe de ler! Destaco um trecho que gostei muito e quero deixar registrado aqui nos meus devaneios:

"...emagrecer é atitude, é desejo, e como comer é para vida toda - NÃO SE ENGANEM - vão comer sempre, e vão ter que aprender a comer de forma fracionada e com qualidade..."
(Luciana Kotaka)

[Abaixo, as fotos do almoço e da maleta de comidas do dia!]

Potinho nº01 com arroz integral, cenoura, vagem e brócolis cozidos no vapor.

Potinho nº01 agora com o espinafre, também cozido no vapor.

Maleta pronta para viagem! Potinhos menores com as frutas e o de tampa laranja, com a salada.

Um comentário:

Projetos em Nutrição disse...

Olá, estamos com promoção no blog!
Acesse www.dicasdenutricao.com e clique no link PROMOÇÕES

ABRAÇOS!