quarta-feira, 18 de março de 2009

Excesso de sódio X Emagrecimento

Olá, olá!!

Fiquei sumida no final de semana, pois tive milhares de compromissos: várias festas de aniversário e comemorações. COMEmorações... sim, não comi demais, mas um final de semana totalmente fora da rotina, apesar de super gostoso e divertido, foi o suficiente para balancear as calorias gastas durante a semana. Resultado: mantive o peso. Pelo menos mantive, pior seria ter engordado.

Não me privei de nada, mas também não comi em excesso. Para compensar, resolvi começar a semana mais light, comprando as minhas frutinhas, castanhas, verduras, legumes e... sopinhas instantâneas. Quer dizer, desisti de comprar as tais sopinhas. Vocês têm ideia da quantidade de sódio que essas sopinhas têm?! É absurdo!

Uma porção da sopa "Vono" (que é a que eu geralmente consumo) tem entre 500 e 700mg de sódio! Isso corresponde a aproximadamente um terço das necessidades diárias de sódio. Só na sopa! Fora todo o sódio que ingerimos pelo próprio sal que temperamos a comida e o proveniente das comidas industrializadas.

Por isso resolvi hoje abrir essa discussão, pois muitas vezes não nos damos conta desses elementos que ficam "escondidos" no que comemos. Vale resaltar que o sódio é muito importante, mas em excesso pode ser perigoso.

"O sódio é necessário para que o corpo funcione corretamente, pois ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e influencia na contração e relaxamento dos músculos. Em quantidades excessivas, o sódio não é totalmente eliminado pelos rins e faz com que o corpo retenha líquidos, aumentando seu volume. Isso ocasiona uma elevação na pressão arterial, que pode levar à falência congestiva do coração, cirrose e doença dos rins."

"A recomendação é que a ingestão de sódio seja entre 1.500 e 2.400 mg diários. É importante ser um consumidor consciente e ficar de olho nos rótulos das embalagens para saber a quantidade de sódio presente no alimento. Evite os produtos que tenham componentes com sódio no nome (bicarbonato de sódio ou glutamato monossódico) e fique atento ao conteúdo de sódio em alguns medicamentos, como certos antiácidos e antiinflamatórios."


"Existem diversas maneiras de controlar a ingestão de sódio. Veja estas dicas:

  • Coma mais alimentos frescos e menos industrializados; frutas e vegetais têm baixíssima quantidade do mineral e são ótimas opções. Se for consumir produtos industrializados, escolha aqueles com menor nível de sódio, checando a tabela nutricional nas embalagens.
  • Remova o sal dos alimentos sempre que possível - isso não afeta a qualidade do prato.
  • Deixe molhos de salada, ketchup, mostarda e azeitonas fora do seu cardápio.
  • Para dar sabor aos alimentos, use ervas como orégano, noz moscada, alecrim e manjericão, além de raspas de limão e laranja.
  • Não procure imediatamente pelo saleiro quando sentar à mesa. Em vez disso, aprenda a selecionar e a preparar alimentos com menos sódio. Usando menos sal, você pode sentir melhor o sabor do alimento. Com uma pitada de bom senso e outra de prudência, você consegue mudar de hábito."
  • (Trechos extraídos de: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=6868)

    A importância da água

    "A concentração (nível) de sódio no sangue é um bom indicador da quantidade de água existente no organismo. O corpo trabalha para manter constante o nível de água total e, conseqüentemente, para manter constante a concentração de sódio no sangue. Quando a concentração de sódio encontra-se demasiadamente alta, o corpo retém água para diluir o excesso de sódio. O indivíduo sente sede e produz menos urina. Quando a concentração de sódio diminui excessivamente, os rins excretam mais água para fazer com que a concentração de sódio retorne ao equilíbrio."

    "Quando a ingestão de água não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se mais grave. A sudorese diminui e uma menor quantidade de urina é produzida. A água passa do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea. Quando a desidratação não melhora, os tecidos corpóreos começam a secar. As células começam a contrair e a funcionar inadequadamente. As células cerebrais encontram- se entre as mais propensas à desidratação, de modo que um dos principais sinais de desidratação grave é a confusão mental, que pode evoluir para o coma. As causas mais comuns de desidratação (p.ex., sudorese excessiva, vômito e diarréia) provocam uma perda de eletrólitos (especialmente o sódio e o potássio), além da água."

    "Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede. Os centros nervosos localizados profundamente no cérebro são estimulados quando o corpo necessita de mais água, acarretando a sensação de sede. A sensação torna-se mais forte à medida que a necessidade de água pelo corpo aumenta, levando o indivíduo a beber e a repor a água necessária.
    Um outro mecanismo de controle da quantidade de água no organismo envolve a hipófise, localizada na base do cérebro. Quando o corpo possui pouca água, a hipófise secreta uma substância na corrente sanguínea denominada hormônio antidiurético. O hormônio antidiurético estimula os rins a reter o máximo possível de água.
    Quando o corpo possui uma quantidade insuficiente de água, os rins a conservam, enquanto ela desloca-se automaticamente do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea para manter o volume sangüíneo e a pressão arterial até que a água possa ser reposta através do aumento da ingestão. Quando o corpo possui um excesso de água, a sede é inibida e a hipófise produz pouquíssimo hormônio antidiurético, permitindo que os rins excretem o excesso de água na urina.
    "

    (Trechos extraídos de: http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec12_136.htm)

    Uma ótima semaninha light para nós!
    Bju!

    7 comentários:

    Renata disse...

    Quica ótima dica do sódio, não tempero a salada com sal, uso oregano, fica uma delicia.
    Não gosto muito de refri pelo excesso de sódio tambem.
    É tão bom quando aprendemos a nos alimentar, podemos comer de tudo só que com moderação é claro.
    BJIM
    T+

    Gisele Martins disse...

    Sódio é ruim mesmo.
    Ainda bem que do refri não consumo mais, mais atualmente ando abusando do Miojo, e a gente sabe o qrto tem ne?!

    BJOO:)

    Anônimo disse...

    que matéria legal (; gostei

    Anônimo disse...

    Então é mito que Bicarbonato de Sódio emagrece?

    selma disse...

    e os adoçantes também contém sódio né

    selma disse...

    sem falar nos adoçantes!!!

    henrique disse...

    boa noite.meu nome e henrique e tenho um problema grande com o sal.agradeco se poder me ajudar.sinto que tenho uma retencao de liquido grande.a barriga parece uma bola , as vezes.nao consigo nem encolher.tambem fico suando muito.nao paro de pingar.me encomoda.minhas maos estao em feridas.sou dentista e achei que era alergia a luva.vejo que nao.obrigado