terça-feira, 31 de março de 2009

Provas!!!


Olá, olá!

Ando sumida, mas não desaparecida!! Estou em semana de provas na faculdade, correndo o tempo todo para conseguir estudar tudo, e acho que mesmo assim não vai dar...

Resultado: não tenho mais conseguido preparar minha comidinha (quero ver se no final de semana dou jeito nisso) e a casa tá uma baderna! E eu não funciono direito com a casa desarrumada... mas enfim, os desafios fazem parte da vida e sem eles a vida fica até chata! :)

Estava há três semanas empacada nos 66,5kg, e hoje, finalmente, a balança mexeu - para menos. Cheguei a 66,1kg. Pouca coisa, mas já fico feliz de não ser a mesma de novo! hehehe

E é isso! Conflitos serão contados no final de semana, quando tiver um tempo maior para descansar.

Beijos e obrigada pelas visitas e incentivos!!

sábado, 21 de março de 2009

Tarefas - Desafio da Jay

Postando as tarefas do desafio para poder acompanhar direitinho

1º Quero que deem um bom jeito no rostinho lindo que vocês tem como cabelos, sombrancelhas, olhos, façam uma boa maquiagem, enfim mais eu qro que façam a foto do antes e do depois!

>> Vou fazer amanhã, que é meu aniversário! \o/

2º teste seu limite nos exercicios que fazem, akele que estiver fazendo pra auxiliar sua perca de peso, caminhada, corrida bike oque for qro que peguem akele dia que esta bem disposta e faça até o seu limite.

>> Quase morri hoje 40 minutos pedalando, mais 50 polichinelos, 50 agachamentos. Não consegui fazer mais nada, minhas panturrilhas pareciam que iam explodir! hahaha Mas foi bom!

3º estabeleça uma meta para o fim do desafio e post na pagina principal do blog.

>> Minha meta para o fim do desafio (27/4) é 64,0kg.

4º Respondam no seu blog. Oque eu não quero nunca mais fazer! e lute.

>> Não quero nunca mais sofrer por não ficar bem em nenhuma roupa. E eu quero poder escolher a roupa que vou usar.

5º invente um molho pra salada, e faça e depois poste oque achou se fikar bom e a receita.

>> Assim que eu fizer, eu posto aqui.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Excesso de sódio X Emagrecimento

Olá, olá!!

Fiquei sumida no final de semana, pois tive milhares de compromissos: várias festas de aniversário e comemorações. COMEmorações... sim, não comi demais, mas um final de semana totalmente fora da rotina, apesar de super gostoso e divertido, foi o suficiente para balancear as calorias gastas durante a semana. Resultado: mantive o peso. Pelo menos mantive, pior seria ter engordado.

Não me privei de nada, mas também não comi em excesso. Para compensar, resolvi começar a semana mais light, comprando as minhas frutinhas, castanhas, verduras, legumes e... sopinhas instantâneas. Quer dizer, desisti de comprar as tais sopinhas. Vocês têm ideia da quantidade de sódio que essas sopinhas têm?! É absurdo!

Uma porção da sopa "Vono" (que é a que eu geralmente consumo) tem entre 500 e 700mg de sódio! Isso corresponde a aproximadamente um terço das necessidades diárias de sódio. Só na sopa! Fora todo o sódio que ingerimos pelo próprio sal que temperamos a comida e o proveniente das comidas industrializadas.

Por isso resolvi hoje abrir essa discussão, pois muitas vezes não nos damos conta desses elementos que ficam "escondidos" no que comemos. Vale resaltar que o sódio é muito importante, mas em excesso pode ser perigoso.

"O sódio é necessário para que o corpo funcione corretamente, pois ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e influencia na contração e relaxamento dos músculos. Em quantidades excessivas, o sódio não é totalmente eliminado pelos rins e faz com que o corpo retenha líquidos, aumentando seu volume. Isso ocasiona uma elevação na pressão arterial, que pode levar à falência congestiva do coração, cirrose e doença dos rins."

"A recomendação é que a ingestão de sódio seja entre 1.500 e 2.400 mg diários. É importante ser um consumidor consciente e ficar de olho nos rótulos das embalagens para saber a quantidade de sódio presente no alimento. Evite os produtos que tenham componentes com sódio no nome (bicarbonato de sódio ou glutamato monossódico) e fique atento ao conteúdo de sódio em alguns medicamentos, como certos antiácidos e antiinflamatórios."


"Existem diversas maneiras de controlar a ingestão de sódio. Veja estas dicas:

  • Coma mais alimentos frescos e menos industrializados; frutas e vegetais têm baixíssima quantidade do mineral e são ótimas opções. Se for consumir produtos industrializados, escolha aqueles com menor nível de sódio, checando a tabela nutricional nas embalagens.
  • Remova o sal dos alimentos sempre que possível - isso não afeta a qualidade do prato.
  • Deixe molhos de salada, ketchup, mostarda e azeitonas fora do seu cardápio.
  • Para dar sabor aos alimentos, use ervas como orégano, noz moscada, alecrim e manjericão, além de raspas de limão e laranja.
  • Não procure imediatamente pelo saleiro quando sentar à mesa. Em vez disso, aprenda a selecionar e a preparar alimentos com menos sódio. Usando menos sal, você pode sentir melhor o sabor do alimento. Com uma pitada de bom senso e outra de prudência, você consegue mudar de hábito."
  • (Trechos extraídos de: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=6868)

    A importância da água

    "A concentração (nível) de sódio no sangue é um bom indicador da quantidade de água existente no organismo. O corpo trabalha para manter constante o nível de água total e, conseqüentemente, para manter constante a concentração de sódio no sangue. Quando a concentração de sódio encontra-se demasiadamente alta, o corpo retém água para diluir o excesso de sódio. O indivíduo sente sede e produz menos urina. Quando a concentração de sódio diminui excessivamente, os rins excretam mais água para fazer com que a concentração de sódio retorne ao equilíbrio."

    "Quando a ingestão de água não consegue compensar a perda, a desidratação torna-se mais grave. A sudorese diminui e uma menor quantidade de urina é produzida. A água passa do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea. Quando a desidratação não melhora, os tecidos corpóreos começam a secar. As células começam a contrair e a funcionar inadequadamente. As células cerebrais encontram- se entre as mais propensas à desidratação, de modo que um dos principais sinais de desidratação grave é a confusão mental, que pode evoluir para o coma. As causas mais comuns de desidratação (p.ex., sudorese excessiva, vômito e diarréia) provocam uma perda de eletrólitos (especialmente o sódio e o potássio), além da água."

    "Vários mecanismos atuam em conjunto para manter o equilíbrio hídrico do organismo. Um dos mais importantes é o mecanismo da sede. Os centros nervosos localizados profundamente no cérebro são estimulados quando o corpo necessita de mais água, acarretando a sensação de sede. A sensação torna-se mais forte à medida que a necessidade de água pelo corpo aumenta, levando o indivíduo a beber e a repor a água necessária.
    Um outro mecanismo de controle da quantidade de água no organismo envolve a hipófise, localizada na base do cérebro. Quando o corpo possui pouca água, a hipófise secreta uma substância na corrente sanguínea denominada hormônio antidiurético. O hormônio antidiurético estimula os rins a reter o máximo possível de água.
    Quando o corpo possui uma quantidade insuficiente de água, os rins a conservam, enquanto ela desloca-se automaticamente do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea para manter o volume sangüíneo e a pressão arterial até que a água possa ser reposta através do aumento da ingestão. Quando o corpo possui um excesso de água, a sede é inibida e a hipófise produz pouquíssimo hormônio antidiurético, permitindo que os rins excretem o excesso de água na urina.
    "

    (Trechos extraídos de: http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec12_136.htm)

    Uma ótima semaninha light para nós!
    Bju!

    quinta-feira, 12 de março de 2009

    Automassagem modeladora

    Hoje resolvi falar sobre um tema bem interessante e que eu acredito que tenha sido um dos responsáveis pela minha eliminação de peso: a massagem modeladora. Estou fazendo três vezes por semana, com a diferença que, em vez de fazer com cremes hidratantes ou lipo-redutores, faço no banho com um sabonete líquido esfoliante. Assim minha massagem fica dois em um (modela e esfolia a pele). De qualquer maneira, os movimentos que aparecem abaixo funcionam tanto por esse meu método, como pelo método dos cremes. Espero que vocês gostem e consigam aplicar na rotina esse hábito tão gostoso e que faz bem pro corpo! ;)
    Por Isabel Taranto e Luciana Glenda

    Gordura localizada é um problema. A gente malha, faz dieta, emagrece, mas quando vai ver ela continua lá, impedindo que aquela roupa nova caia como uma luva, valorizando as formas. Para ajudar a eliminar esse mal, você pode se valer da massagem modeladora aplicada nas clínicas de estética e que também dá para ser feita em casa sem segredo e com sucesso.

    Velha conhecida de quem se cuida, essa técnica, que funciona como uma verdadeira minilipo manual, volta a brilhar porque tem sido recomendada por médicos. "Os endocrinologistas a indicam para esculpir o corpo de quem perdeu muitos quilos e os cirurgiões plásticos como complemento da lipoaspiração", comemora Vanda Regina da Costa, esteticista do salão Jacques Janine (SP).

    Chamado ainda de massagem redutora e emagrecedora, o método tem como finalidade esvaziar a célula adiposa. "Por meio das manobras manuais utilizadas (veja o passo-a-passo ao lado), a gordura de dentro da célula é eliminada pela corrente sangüínea, pela urina e pelas fezes", explica a esteticista Maria de Fátima Lima Pereira (SP). Também participam desse processo cremes liporredutores, usados para facilitar o vaivém dos movimentos, com ativos tais como centelha asiática, cáscara-sagrada, cafeína, entre outros. "Os cosméticos hiperêmicos (que esquentam a região) amolecem a gordura, facilitando seu escoamento. Já os crioterápicos (que esfriam o local) fazem com que as células adiposas se agitem para esquentar a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios", afirma Vanda Regina.

    MEDIDAS REDUZIDAS
    Outro benefício: a massagem estimula a contração da musculatura vascular, dando uma tonificada na área. E o amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula no seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume, reduzindo alguns centímetros do local trabalhado. Alerta: os movimentos vigorosos da massagem modeladora podem provocar um pouco de dor nas primeiras sessões.

    "Aliada a uma alimentação balanceada e hipocalórica e à prática regular de atividade física aeróbica (de longa duração), a minilipo aplicada como automassagem proporciona a redução de até 2 cm da gordura localizada", afirma Maria de Fátima, que também é professora de educação física. Ficou animada? Então siga o passo-a-passo ao lado e aprenda a fazer uma verdadeira lipo manual em casa.
    .
    AUTOMASSAGEM MODELADORA
    Faça estes movimentos de forma rápida e profunda (usando um cosmético para potencializar os produtos) pelo menos três vezes por semana, com duração de 5 a 10 minutos cada sessão:

    1. Deslize as mãos com certa pressão, em movimentos alternados, em direção à virilha.









    .
    2. Pince a gordura com a ponta dos dedos e vá levando as mãos do joelho ao alto da coxa.



    .
    3. Friccione as mãos com vigor e pressão, do joelho para o culote, ativando a circulação.
    .
    4. Passe as mãos com firmeza sobre o abdômen, massageando a região no sentido horário.
    .
    5. Desloque as mãos de trás para a frente na cintura, com vigor e um pouco de força.
    .
    6. Belisque a gordura e trabalhe a cintura de trás para a frente dos dois lados.
    .
    Essas são específicas para a barriga: (Revista Boa Forma)
    .
    1. Espalhe um pouco de creme redutor ou hidratante nas mãos. Cuidado para não exagerar na dose porque o excesso de produto pode atrapalhar o deslizamento firme. Com as mãos colocadas uma sobre a outra, alinhadas na altura do umbigo, faça movimentos circulares, no sentido horário, usando ambas as mãos, por toda a barriga. Faça 20 repetições ou até que o local esquente bem.





    .
    2. Encaixe as mãos abertas na lateral do corpo – bem junto à base do sutiã – e desça uma após a outra, pegando com firmeza toda a área até o começo do quadril. Mantenha os dedos bem abertos e sempre em contato firme com a pele, como se você estivesse empurrando a gordura para baixo. Faça 20 repetições de cada lado.






    .
    3. Este movimento final é feito em duas etapas. Na primeira, espalme as mãos (ponta dos dedos virada para o chão) no alto do abdômen, bem abaixo dos seios. Deslize-as em direção ao centro e para baixo até que os dedões se encontrem (é normal que se forme uma bolsinha de gordura entre as mãos). Faça 20 repetições.






    .
    4. Na segunda fase, espalme as mãos na altura da cintura. Deslize-as com força em direção ao umbigo, unindo-as. A seguir, desça-as até a virilha para drenar as toxinas e favorecer a eliminação do acúmulo de líquidos, que provocam inchaço. Faça 20 repetições.






    quarta-feira, 11 de março de 2009

    Progresso

    Olá, minha gente light!

    Esse é o primeiro registro do progresso da eliminação dos meus (ex) quilos extras: essa é uma calça tamanho 40 que eu guardo lá da adolescência (nem lembro se um dia cheguei a usar! hihihi). Bom, durante muito tempo ela ficou guardada no armário, tanto que está novinha!, e às vezes eu não tinha nem coragem de olhar pra ela. Simplesmente ela travava nas coxas e não subia mais. Quando subia, não fechava.

    Essa semana, depois que constatei que finalmente cheguei a 66,5kg, resolvi experimentar a bendita e eis que não só subiu nas coxas como fechou!! ÊÊÊÊÊÊÊÊBAAAA!!

    Claro, claro... ainda não posso sentar com ela! huahuahuahuahua Mas já fico tão tão tão feliz de ela ter fechado de maneira confortável!

    Notem que ainda tem coisa pra sair na barriga... depois que essas banhazinhas forem embora, vou poder usar à vontade essa calça!! :D

    Desse lado está uma comparação entre a barriga que eu estava na praia (fev) e a barriga agora. Tudo bem que a blusa está na frente, mas já dá pra notar uma boa diferença, não? Vou começar a fazer fotos assim, gostei desse tal de "antes e depois"! hehehe

    Obrigada pelos comentários no post anterior, esse estímulo que recebo de vocês é muito importante!

    Adriana!! Não consegui postar comentário no seu blog!!! Mas quero lhe agradecer pelo comentário e parabenizar pelas conquistas dessa semana! Isso aí, amiga!!

    Beijos e uma ótima quinta-feira light para nós!

    segunda-feira, 9 de março de 2009

    Completamente inacreditável!

    Realmente, o peso que vi hoje na balança é completamente inacreditável! 66,5kg. Estou exultante! Acho que a balança não está louca, porque eu sinto que minha silhueta está diferente, e as pessoas estão me falando que estou mais magra... mas é que realmente eu não esperava uma diminuição depois da semana louca, corrida e estranha (do ponto de vista alimentar) que eu tive.

    As aulas começaram de novo... não tive tempo de fazer meus potinhos mágicos de arroz integral e legumes cozidos, e quase não comi muitas frutas (a não ser banana). Tenho tomado bastante água, mas no final de semana a coisa foi forte. Minha mana veio me visitar e comemos bife à milanesa (detalhe: de noite!), batata McCain feita no forno (umas bolinhas de purê deliciosas!), frango xadrez, chocolate (humm! depois de atingida a meta, não resisti! hihihi), suco artificial... enfim... um estrago! hehehehe

    É claro que, depois de tudo o que passei, é impossível ser a pessoa que eu era e não dizer não. Eu não comi como costumava comer. Quando estava satisfeita, parava. Não importa o que a boca diz... o que importa é que estou satisfeita e não vou comer mais. Eu mando no meu corpo. E não ele em mim.

    Acho que nessa semana, se eu me puxar mais um pouquinho, consigo atingir a próxima meta, que é 65kg na segunda-feira próxima. E vamos que vamos!! ;)